Produção do Trigo

Produção do Trigo

Produção do Trigo

Em virtude da grande produção de grãos, o Brasil é o segundo maior exportador de trigo, com mais de 30 milhões de toneladas exportadas por ano. No quadro de oferta e demanda da Conab, o produto mostra ainda uma expectativa de exportação recorde, de quase 35 milhões de toneladas.

Por esse motivo, tem-se uma grande preocupação com máquinas e produtos de qualidade que garantam alta produtividade para que esses números não parem de crescer.

Entenda o processo

Após o grão ser colhido na lavoura, a primeira etapa do processo é a análise e classificação, onde é retirado uma amostra da carga e feita a pesagem. A partir disso, é verificada a umidade do grão e classificado, determinando a quantidade de impurezas. Após finalizado o processo, o trigo passa por uma pré-limpeza para a retirada de sujeira. Depois de limpo, ele é levado para os silos de armazenagem.

Após feito todos os processos de beneficiamento do grão, o próximo passo é fazer a armazenagem do trigo, quando é estocado dentro dos silos e inicia o processo de aeração, para conseguir deixar a massa do grão na menor temperatura possível, controlando sempre a aeração dentro da tabela de equilíbrio higroscópico, controlando a temperatura e umidade para efetuar o processo, com equipamentos que você encontra aqui na Mediza.

Então, só depois de todos esses processos anteriores que o trigo é encaminhado para a moagem. No processo de transformação dos grãos de trigo em farinha, a casca do trigo e o germe – endosperma – são separados.

« voltar Recomendar/Indicar este conteúdo